Novembro Azul: A vez dos homens encararem o câncer de frente e cuidarem da saúde

Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina. Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem.

A principal intenção desta conscientização é promover o cuidado do homem a sua saúde e principalmente ao câncer de próstata, a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros.

Por que a cor azul no Novembro Azul?

A ideia então era que os homens deixassem o bigode crescer durante todo o mês de novembro (as mulheres davam seu apoio usando a cor azul ou bigodes falsos) para espalhar a conscientização da importância do cuidado a saúde masculina, com foco principal no câncer de próstata e depressão.

Novembro Azul

Quando o assunto é cuidar da própria saúde, os homens são mais resistentes do que as mulheres. “O homem brasileiro precisa se tornar consciente da sua saúde e da necessidade de fazer avaliação periódica com seu médico”, alerta o presidente da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), Sebastião Westphal.

Esse chamamento ao público masculino para cuidar mais de si é um dos lemas da campanha Novembro Azul, que além de abordar a saúde de forma geral, trata do segundo câncer mais comum entre os homens, o câncer de próstata, que fica atrás apenas do câncer de pele não-melanoma. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é que a incidência este ano seja de 68.220 casos. Ou seja, a cada hora, sete homens recebem o diagnóstico do câncer de próstata no Brasil. O tumor mata cerca de 20% dos pacientes (14.484 óbitos em 2015).

A boa notícia é que os homens que fazem exames e descobrem a doença precocemente terão chances de cura muito maiores. “O câncer de próstata é um dos cânceres mais curáveis que existem”, avisa o oncologista Fernando Maluf, um dos fundadores do Instituto Vencer o Câncer (IVOC). “O principal fator para manter altas as taxas de cura é o diagnóstico precoce, com os exames de rastreamento”.

Um dos grandes desafios dos médicos que cuidam da saúde masculina é enfrentar o medo. “Felizmente a consulta ao urologista tem sido bastante mais frequente. Mas ainda existe o medo de ter um diagnóstico; esse fator é muito presente no homem brasileiro”, explica Westphal. O urologista acredita que há o temor de ficar doente e deixar de ser o provedor da casa, mas é preciso lembrar que nem todos terão a doença. “Estatisticamente temos 14% de diagnósticos; é importante descobrir esses 14% com mais brevidade possível, para termos doenças localizadas e aumentar as chances de cura”.

A melhor forma de vencer esse medo, ressalta Westphal, é difundir informações – como a indicação dos exames de rastreamento, para avaliar a saúde sem esperar ter sintomas. Homens a partir de 50 anos – ou 45 anos, se tiver fatores de risco (histórico familiar da doença: pai, irmão, tio; raça negra e obesidade mórbida) – devem fazer os exames de toque retal e PSA. “O PSA é um exame sanguíneo e não substitui o toque retal, porque nós temos casos de PSA normal com toque retal alterado, e a partir daí fazemos biópsia e os tratamentos necessários”, avisa Maluf.

Dados

De acordo com dados do INCA (Instituto Nacional de Câncer), a doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros. Estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença a cada ano. E as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.

O que é a próstata

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

• dor óssea;
• dores ao urinar;
• vontade de urinar com frequência;
• presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco

• histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;
• raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;
• obesidade.

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico).

Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

A indicação da melhor forma de tratamento vai depender de vários aspectos, como estado de saúde atual, estadiamento da doença e expectativa de vida. Em casos de tumores de baixa agressividade há a opção da vigilância ativa, na qual periodicamente se faz um monitoramento da evolução da doença intervindo se houver progressão da mesma.

Exames de rotina

Além da prevenção específica contra o câncer de próstata, vale ressaltar a importância dos exames de rotina.

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, Francisco Norberto destaca os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes
• Atualização da carteira vacinal
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

Fontes:

https://vencerocancer.org.br/noticias-prostata/novembro-azul-a-vez-dos-homens-encararem-o-cancer-de-frente-e-cuidarem-da-saude

https://www.sindalemg.org.br/noticia/novembro-azul-o-mes-mudou-e-a-cor-tambem-mas-a-luta-contra-o-cancer-continua

https://bvsms.saude.gov.br/novembro-azul-promove-conscientizacao-sobre-cuidados-com-a-saude-masculina/

Links Uteis

➡ Crie e Hospede seu Site – A partir de R$ 11,49
➡ Kindle Unlimited – 30 Dias Gratuitos para ler livros.
➡ Kiwify – Venda seus E-Books agora!

Agência de Marketing Digital / Big Marketing Digital
AV LOBO JUNIOR S/N , PENHA CIRCULAR – RIO DE JANEIRO – RJ – CEP 21020-122 1187
(21) 99307-0807
info@bigmktdigital.com
https://g.page/r/CVVZiAep4AGDEAc

#novembroazul #bigmarketingdigital #marketing #marketingdigital #branding #socialmedia #instagrammarketing #emailmarketing #negócios #negocios #publicidade #vendas #empreendedor